5 Dicas Ergonômicas Para Quem Trabalha em Casa Home Office

Postado em 22 de Março de 2018

5 dicas ergonômicas para quem trabalha em casa home officeNos dias atuais os postos de trabalho informatizado são cada vez mais comuns nas empresas de todos os portes e ramos de atividade, além disso os postos de trabalho informatizado em home office estão se tornando cada vez mais comum. Baseados nesta constatação elaboraram algumas dicas para melhorar o conforto e assim prevenir lesões, tornando o posto de trabalho mais ergonômico.

1 CADEIRA IDEAL

Cadeira ergonômica diretor

O primeiro item é ajustar a cadeira à altura do usuário e a mesas: a cadeira do posto de trabalho informatizado deve ter ajuste de altura do assento de no mínimo 120 mm. Altura do encosto e inclinação do encosto, também é importante observar a profundidade da mesa que se for curta é importante a cadeira ter apoio braços com regulagem, de altura. Altura do assento deve ser ajustado de modo que o cotovelo do usuário fique na altura do tampo da mesas mantendo os ombros relaxados. Inclinação do encosto, deve ser ajustado de modo que os ombros fiquem alinhados com o quadril formando um angulo de 90° a 120° com relação do abdômen com as pernas. Altura do encosto deve ser ajustada de modo que a Região lombar (região da cinta da Calça) fique bem apoiada mantendo a curvatura natural da coluna. APOIA BRACOS: deve ser ajustada para ficar na mesma altura do tampo da mesa formando uma extensão da mesa para apoiar o antebraço

2 APOIO PARA OS PÉS

Apoio de pé 3 (três) alturas

Após ajustar a altura da cadeira é importante notar se os pés estão bem apoiados no chão e se tem um espaço de aproximadamente 3 a 5 cm + ou – o que equivale a espessura do dedo, entre a parte de baixo da coxa e a borda da cadeira, algumas avaliações indicam que para uma mesa de escritório padrão após o ajuste da cadeira pessoas com altura inferior a 1,75 é indicado o uso de apoio para os pés que devera ter ajuste de altura e ou inclinação para adequar a altura do usurário

MONITOR DE VÍDEO OU NOTEBOOK

Suporte e apoio de Monitor e notebook/ laptop

O monitor de vídeo ou notebook deve ser ajustado em altura e profundidade de modo que evite flexionar o pescoço, e para isso o ideal é utilizar um suporte regulável, e a borda superior do monitor fique na altura dos olhos, e a profundidade em torno de 60 cm de distancia.

3 MOUSE PAD E APOIO DE PUNHO

Apoio de punho e mousepad

Este conjunto é amplamente conhecido, eles são indicados para manter a posição natural dos punhos durante a digitação evitado lesões nos punhos durante a digitação

4 LAYOUT E ORGANIZAÇÂO

Além dos equipamentos citados acima é muito importante organizar o posto de trabalho, mouse teclado e monitor, devem ficar alinhadas na frente do usuário formando um conjunto único além disso todos os equipamentos que mais é utilizado como telefone  bloco de anotações devem ficar em um área de alcance com o cotovelo próximo ao tronco movimento apenas o antebraço lateralmente  alcançar esses equipamentos e o que se usa eventualmente num raio de alcance movimento os braços esticados lateralmente

Para quem transcreve documentos impressos para o computador é importante contar com um suporte de texto, para alinhar esses papeis na altura do monitor, lado a lado evitando a flexão do pescoço.

5 PAUSAS

Além disso é muito importante que durante a jornada de trabalho que a cada 2 horas se faça uma pausa para o relaxamento e recuperação dos grupos musculares e tendões que são bastante exigidos durante as atividades, nessas pausas é importante adicionar exercícios de alongamento, e também uma alternância de tarefas como levantar e caminhar ate impressora, fazer uma chama telefônica ir ao banheiro ou tomar um café

Temos também que salientar que a NR17 no seu item 17.1.2 cita que toda a empresa é obrigada a executar AET (Analise Ergonômica do Trabalho) com objetivo de identificar e corrigir possíveis riscos que a atividade e ou o posto de trabalho possam oferecer ao trabalhador, e essa norma também vale para trabalhadores CLT que o fazem em home office, para executar o AET é recomendado um profissional qualificado com Pós graduação em Ergonomia, que tem qualificação especifica para esta atividade