Dores de cabeça causadas pelo uso excessivo do computador.

Postado em 07 de Novembro de 2016

SVRC ou Síndrome Visual Relacionada a Computadores trata-se de uma doença do século 21 que atinge principalmente jovens e jovens-adultos. Segundo a ONG Visual Council, que publicou recentemente um estudo sobre o caso, 68% dos jovens da geração millenial (1981-1996) e 63% dos adultos da geração X (1965-1980) sofrem com esta doença que causa desconforto ao passar mais de 2 horas em frente ao monitor.

O estudo aponta ainda que a TV é o dispositivo mais utilizado (76,6%) seguido de perto pelo smartphone (69,4%) e Notebook (57,8%).

Os sintomas principais da SVRC são fadiga física e visual, ardência e vermelhidão, ressecamento dos olhos, visão dupla e dores de cabeça.

Existem muitos fatores que causam a SVRC, mas dentre eles 2 se destacam. O primeiro deles é que durante o tempo em que ficamos em frente ao computador e instintivo piscar menos e isso causa irritação e ardência aos olhos, segundo, a luz emitida pelo monitor aumenta a tensão visual e causa esgotamento nos pequenos músculos responsáveis pela movimentação, focalização e fixação da visão. Com o desgaste dos músculos, unido a secura e irritação dos olhos faz a habilidade de focar a visão diminuir, aumentando nosso esforço para enxergar, isso então gera a dor de cabeça.

Apesar de compreender os danos, infelizmente o uso do computador é essencial nos dias de hoje, então preparamos algumas dicas para evitar ou diminuir os sintomas da doença e manter a saúde dos seus olhos.

► Faça pausas na visualização dos monitores a cada 20 minutos por vinte segundos, ou de 5 a 10 minutos a cada uma hora. Durante este tempo de pausa procure olhar para um objeto a pelo menos 6 metros de distância.

► Mantenha a tela do computador sempre limpa, isso facilitara a visualização e diminuirá o esforço.

► Regule a imagem da tela com mais brilho e menos luminosidade, pois assim evitara a tensão ocular causada pela luz.

► Mesmo que esse seja um reflexo involuntário, tente piscar espontaneamente.

► Mantenha o monitor a uma distância de 45 a 70 cm.

► A tela do computador deve estar sempre a altura dos olhos, para evitar esforços desnecessário. Para isso utilize um Suporte Ergonômico que te auxiliara no ajuste.
No mercado existem vários tipos de suportes, dependendo das condições de seu trabalho, sua necessidade muda. A Ergomais possui uma vasta linha de suportes para notebook e monitores, todos de acordo com as normas regidas pela NR-17.

Saiba mais em: ergomais.com.br
Ou ligue para o nosso comercial: 12 39554100