O que é Ergonomia?

Postado em 06 de Setembro de 2016

O que é ergonomia

Dores nas costas, desconcentração e cansaço nas pernas são apenas alguns dos sintomas adquiridos por quem enfrenta longas jornadas de trabalho diariamente. Isso é efeito da falta de um ambiente planejado para a função. Infelizmente com o tempo a situação tende a piorar ocasionando sérios problemas de saúde ao trabalhador.

Mas o que pode fazer para solucionar este tipo de problema? Afinal de contas, a maior parte da população possui um emprego fixo e efetivo que por vezes os submetem a atividades repetitivas e difíceis, certo?

Certo, mas é exatamente ai que a ergonomia aparece.

A Ergonomia consiste em um estudo cientifico multidisciplinar que tem como função principal adequar o posto de trabalho ao ser-humano, desenvolvendo métodos para melhorar a relação homem maquina, encontrando formas seguras para a sua operação, otimizando o bem estar, para assim manter a saúde física e mental do trabalhador, e a produtividade da empresa em questão.

Algumas empresas preocupam-se em proporcionar um ambiente saudável para seus funcionários, porque além de mantê-los longe de doenças ocupacionais, isso ainda aumenta sua produtividade e engajamento, para exercer suas tarefas do dia-a-dia.

A adaptação das operações ao seu operador assegura uma atividade mais eficaz e produtiva, evitando o esforço extremo que podem, a longo prazo, ocasionar LER (Lesões por Esforço Repetitivo) ou DORT (Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho), que vão muito além de pequenas dores segmentadas, e podem ser causadoras de doenças crônicas, patologias ocupacionais, limitações e na maioria dos casos, causar o Afastamento e ate o desligamento do funcionário.

Conclusão, ergonomia é o planejamento de um posto de trabalho para melhor atender o funcionário, para que ele possa exercer suas funções da melhor maneira possível, livre de dores e quaisquer coisas que possam distrai-lo de suas atividades.